top of page

Trabalho de conclusão de curso

Capturar.PNG

Downloads:

Capturar8.PNG

A partilha do recurso espacial por várias espécies é bastante comum em anfíbios anuros, devido as congregações reprodutivas em um mesmo corpo d’água.

Capturar10.PNG

Com o monitoramento dos anuros por noites consecutivas, durante o período reprodutivo, é possível calcular a área que cada indivíduo utiliza para sua reprodução.

Capturar12.PNG
Capturar9.PNG

Além disso, o monitoramento de como os anuros se movimentam no espaço pode trazer informações muito importante sobre sua história natural.

Capturar11.PNG

Também podemos estimar o deslocamento diário, medindo as distâncias entre os pontos.

E, ainda, avaliar se os indivíduos são fiéis ao sítio reprodutivo. Ou, em uma escala mais fina, avaliar se, dentro do sítio reprodutivo, são fieis ao sítio de vocalização.

Capturar13.PNG
Capturar14.PNG

Considerando que são espécies irmãs, com ecologias de certa forma similares, porém, com algumas particularidades, será que essas espécies diferem no uso do recurso espacial?

Capturar15.PNG
Capturar16.PNG

Resultados

Capturar21.PNG

Em relação a área de uso, não houve diferença significativa entre as espécies. O mesmo foi observado para o deslocamento diário.

Capturar22.PNG
Capturar23.PNG

Contudo, a taxa de recaptura de Boana bischoffi foi significativamente menor do que de Boana marginata. Isso sugere que podemos estar subestimando a área de uso e deslocamento diário dessa espécie.

Capturar25.PNG
Capturar26.PNG

Além disso, a área de uso de B. marginata foi pequena quando comparada com áreas de uso de outros anuros que foram consideradas espécies com alta fidelidade de sítio. Isso sugere que B. marginata aparenta possuir uma alta fidelidade também ao sítio de vocalização.

Capturar28.PNG
Capturar27.PNG

É possível notar que os pontos se distribuem de formas diferenciadas ao longo do eixo 1, onde Boana bischoffi está mais relacionada com micro-habitats mais distantes do corpo d’água e com maior proporção de cobertura vegetal, enquanto Boana marginata está mais relacionada a micro-habitats próximos ao corpo d’água e com pouca vegetação.

Capturar29.PNG

Essas diferenças também foram corroboradas pelo teste One Way ANOVA, onde somente a variável distância da água e vegetação baixa foram significativamente diferentes.

Capturar30.PNG

As espécies demonstraram uma diferença considerável na amplitude de nicho em relação à distância da água. Esse resultado corrobora nossa última hipótese.

Discussão

Capturar31.PNG
Capturar32.PNG

Usar sítios de vocalização com pouca vegetação e próximo da água pode favorecer e reprodução de B. marginata, uma vez que ela é adaptada a esses ambientes.

Capturar34.PNG
Capturar33.PNG
bottom of page